segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A Ascendência de Zeus




Referências
Contos e Lendas da Mitologia Grega - Claude Pouzadoux

Descendência de Zeus



Referências
Contos e Lendas da Mitologia Grega - Claude Pouzadoux


Deusas da Terra - Deméter e Perséfone



Deméter

Acreditava-se que a deusa Deméter ("Mãe dos Grãos" ou "Terra-Mãe"), filha de Crono e Réia e irmã de Zeus e Hades, protegia as colheitas e a abundância da terra. Seus cultos também têm relação com a fertilidade feminina, e ela é provavelmente relacionada à antiga Grande Mãe. Sua filha Perséfone, que muitas vezes é chamada simplesmente de Core ("donzela"), era considerada a rainha do inferno. Mãe e filha são geralmente representadas juntas.

Deméter

As duas figuras são ligadas a um mito importante para os mistérios de Elêusis, o culto central de iniciação mística da sociedade grega. Certo dia, Perséfone estava colhendo flores em um prado com as Oceânides, filhas de Oceano e Tétis, quando Hades a raptou com seu carro de guerra e a levou para o inferno. Ela gritou pedindo ajuda a Zeus, mas ele não conseguiu ouvi-la em seu templo distante, e apenas Hécate, a deusa da feitiçaria, e Hélio, o sol, escutaram seus gritos. Ao ouvir o eco da voz da filha no mar, Deméter arrancou os cabelos e, carregando tochas, vagou pela terra durante nove dias sem comer nem dormir. No décimo dia encontrou Hécate, que a enviou a Hélio. Ele contou-lhe o que havia acontecido e culpou Zeus, que dera permissão a Hades para tomar Perséfone como esposa. Tomada pela dor e furiosa, Deméter recusou-se a ficar no Olimpo e vagou pelo mundo dos humanos disfarçada de uma velha cretense chamada Doso.

Deméter e Perséfone

Por fim, ela chegou a Elêusis, onde, instigado por suas filhas, o bondoso rei Celeu a contratou como ajudante de sua esposa Metaneira, que de pronto reconheceu a nobreza de Deméter e lhe ofereceu um lugar para sentar e algo para beber. A deusa disfarçada recusou, preferindo ficar em silêncio até que uma escrava de nome lambe, filha de Pã e Eco, a fez rir com suas piadas e acalmou seu pesar. (Esta é a origem da poesia "iâmbica", que se caracteriza por diatribes e sátira.) Metaneira pediu a Deméter para cuidar de seu filho, Demofon. A deusa furtivamente alimentava-o com ambrosia, a comida dos deuses, e toda noite o deitava no fogo para torná-lo imortal. Certa noite foi flagrada por Metaneira, que gritou de horror diante da visão de sua babá colocando a criança nas chamas. Deméter apressadamente o retirou dali e revelou ser uma deusa, dizendo raivosamente a Metaneira que Demofon agora morreria como qualquer outro mortal. Ela ordenou o estabelecimento dos mistérios eleusinos em sua própria honra e deixou seus anfitriões.

Perséfone

Quando o desgosto de Deméter por causa de Perséfone voltou, ela resolveu negar os grãos para a terra. Zeus e os outros deuses imploraram que ela deixasse as plantações crescerem, mas ela recusou-se, ameaçando manter a humanidade à míngua, a menos que visse sua filha novamente. Zeus cedeu e enviou Hermes para trazer Perséfone de volta do inferno. Hades concordou em deixar Perséfone retornar para sua mãe, mas persuadiu-a a comer algumas sementes de romã, que eram símbolo de um vínculo conjugal inquebrantável. Encantada de rever a filha, Deméter perguntou se ela havia comido qualquer coisa no inferno; em caso positivo, teria de voltar para sempre para Hades. Como ela havia comido as sementes de romã, parecia que Perséfone estava perdida, até que Zeus intercedeu. Perséfone, declarou ele, passaria dois terços de cada ano no Olimpo e retornaria para Hades no inverno.
Mãe e filha celebraram juntas c a fertilidade voltou à terra. Por insistência de Deméter, o filho de Celeu, Triptolemo (que às vezes é associado a Demofon), disseminou as artes da agricultura para todos os povos do mundo.

Referências
PubliFolha - Mitologias

Criaturas Míticas - Serpente Marinha




A rainha Cassiopéia dizia que ela e a filha Andrômeda eram mais belas que as nereidas do cortejo de Posêidon. O deus do mar mandou então uma serpente para punir Cassiopéia. Andrômeda foi acorrentada a uma rocha, para servir de alimento ao monstro, mas foi salva por Perseu e bem na hora em que o animal iria atacá-la.

Referências
PubliFolha- Mitologias


Criaturas Míticas - Minotauro



Busto do Minotauro

Monstro que comia carne humana, o Minotauro era parte homem, parte touro. Nasceu em Creta, onde o rei Minos mandou que seu artesão, Dádalo, construísse um labirinto para prender o animal. Teseu matou o monstro.

Referências
PubliFolha- Mitologias


Criaturas Míticas - Gigantes de cem mãos




Os gigantes de cem mãos (Hecatonquiros) tinham cada qual cem braços e cinquenta cabeças. Três deles eram filhso de Gaia e Urano. Assim como seus irmãos, os Ciclopes, apoiaram Zeus na luta contra os Titãs.

Referências
PubliFolha- Mitologias


Criaturas Míticas - Ciclopes




Os ciclopes eram gigantes de um olho só. Os primeiros três eram filhos de Gaia e Urano.
Aprisionados no mundo subterrâneo, foram libertados por Zeus e ajudaram-no a combater seus captores, os Titãs.
Como ferreiros de Zeus, fizeram seus raios, e também o capacete de Posêidon.

Referências
PubliFolha- Mitologias


Criaturas Míticas - Introdução



A Mitologia Grega é repleta de histórias sobre casamentos e uniões entre criaturas muito diversas.
Em alguns casos, do enlace surgiram animais e monstros híbridos, em geral de aspecto pavoroso, que adoravam comer carne humana.
Esses monstros míticos causavam pavor e costumavam ser usados pelos deuses para punir os inimigos ou atacar quem os tivesse irritado.
Normalmente, cabia ao grandes heróis, como Perseu ou Herácles, matá-los ou tirar-lhes o poder.


Referências
PubliFolha- Mitologias