quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Indo além da Mitologia Grega: Períodos da História da Grécia Antiga


Civilização Creto-Micênica
Sociedades palacianas em Creta e Micenas.

Palácio de Cnossos, em Creta

Período Homérico
É chamado de período homérico porque as principais fontes escritas sobre este período são a Ilíada e a Odisseia, obras atribuídas ao poeta Homero.
A Ilíada trata da Guerra de Tróia (Tróia, em grego, é Ílion, daí Ilíada); a Odisseia nara a volta do herói grego Ulisses (Ulisses em grego é Udysseus, daí Odisseia) depois da conquista da cidade de Troia.

Homero

Odisseia


Período Arcaico
Período em que se formaram as cidades- estado e da expansão dos gregos pelas regiões próximas.

Período Clássico
Período de maior brilho da civilização grega. Atenas e Esparta viveram seu apogeu, e os gregos envolveram-se em guerras prolongadas.

Período Helenístico


Período em que a Grécia foi conquistada pela Macedônia. As trocas culturais entre os gregos e os orientais deram origem à cultura helenística.


Indo além da Mitologia Grega: Localização e povoamento da Grécia



A Grécia Antiga estava localizada em sua maior parte no sudoeste do continente europeu e abrangia três importantes regiões:

1. A Grécia Continental, situada ao sul da península Balcânica;
2. A Grécia Insular, formada pelas ilhas dos mares Egeu e Jônio;
3. A Grécia Asiática, estreita faixa de terra situada na Ásia Menor.

O território da Grécia Continental é montanhoso, pedregoso e pouco fértil. O seu litoral é bastante recortado, possuindo um grande número de baías, havendo também muitas ilhas, próximas umas das outras, sendo a maior delas a de Creta.
O fato de existirem muitas montanhas na Grécia favoreceu seu isolamento interno e a formação de cidades independentes umas das outras. O seu vasto litoral, facilmente navegável, e a existência de ótimos portos naturais estimularam a navegação e o comércio marítimo.
O povoamento da Grécia foi lento. A partir de 2000 a.C., alguns povos provenientes da região da Rússia foram se fixando no seu território. Esses povos, chamados aqueus, jônios, eólios e dórios, deram origem ao povo grego.