sábado, 18 de agosto de 2012

Indo além da Mitologia Grega: Heróis Romanos - O Rapto das Sabinas



Quando Rômulo fundou Roma, poucas pessoas queriam morar na cidade, sobretudo as mulheres. Assim, Rômulo convidou as tribos sabinas vizinhas para uma festa. Os homens de Rômulo raptaram as mulheres sabinas.Aí estourou a guerra. Mas as mulheres pediram pela paz e os dois povos se uniram sob a liderança de Rômulo.

Referências
PubliFolha - Mitologias

Indo além da Mitologia Grega: Heróis Romanos - Sibila



Havia várias Sibilas, ou profetisas, na mitologia clássica. A mais importante para os romanos foi Sibila, a sacerdotisa de Apolo, que vivia em Cumas, na Itália. Os deuses a tinham feito imortal, mas ela envelheceu e enrugou tanto que os sacerdotes a penduraram na parede, dentro de um jarro. Quando Enéias foi visitá-la, Sibila o levou ao mundo dos mortos, onde Anquises mostrou-lhe o futuro glorioso que Roma teria.

Referências
PubliFolha - Mitologias

Indo além da Mitologia Grega: Heróis Romanos - Ascândio



O filho de Eneias, Ascândio, era também chamado de Iulo. Depois da morte do pai, tornou-se rei da cidade paterna, Lavínio. 
Obteve uma vitória famosa contra os etruscos. Depois, foi até o lugar onde Enéias sacrificava uma porca e seus filhotes para fundar a cidade de Alba Longa, perto da futura cidade de Roma.

Referências
PubliFolha - Mitologias

Indo além da Mitologia Grega: Heróis Romanos - Turno



Turno, filho do rei Dauno e da ninfa Venília, era rei dos rútulos, uma tribo italiana. Ele estava noivo de Lavínia, filha de Latino. Quando Enéias chegou ao Lácio, Latino prometeu a filha ao herói troiano. Muito zangado, Turno declarou guerra contra Latino e Enéias, mas foi morto.

Referências
PubliFolha - Mitologias