sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Os Juízes dos Infernos - Radamanto, Eaco e Minos


Radamanto era filho de Zeus e Europa e irmão de Minos. Ao princípio esteve na Boécia, onde se casou com Alemene, viúva de Anfitrião, e foi estabelecer-se na Lícia. 
Em toda parte adquiriu a reputação de um príncipe justo, mas severo; também nos Infernos as suas decisões têm cunho não só de justiça mas de rigorosa severidade. Ele é designado para julgar particularmente os habitantes da África e da Ásia. Foi ele quem ensinou a Hércules o manejo do arco. É ordinariamente representado com um cetro e sentado em trono de Zeus, à porta dos Campos Elíseos.

Eaco era filho de Zeus e de Egina, nasceu na ilha que tem o nome de sua mãe e da qual foi rei. 
Nos Infernos é encarregado de julgar os europeus. 
Tendo a peste despovoado o pequeno reino que governava, obteve de seu pai que as formigas fossem transformadas em homens, e os seus novos súditos ficaram sendo chamados de Mirmidões (da palavra grega 'murmex', formiga). 
Foi o pai de Peleu e avô de Aquiles.

Minos era irmão de Radamanto e, como ele, filho de Zeus e Europa.
Governou a ilha de Creta com muita sabedoria e doçura. Para dar mais autoridade às suas leis, de nove em nove anos ele se retirava em um antro onde pretendia que Zeus lhas ditava. 
Fundou em Creta muitas cidades, entre as quais Gnosse e Festo. 
Presidente da corte infernal, investiga atentamente a vida dos mortais e submete todas as suas ações ao mais severo exame. 
Representam-no com um cetro na mão, citando os mortos perante o seu tribunal, ou sentado entre as sombras cujas causas se advogam em sua presença.

Referências
Mitologia Grega e Romana - P. Commelin