quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Os Amores Divinos: Leto



Zeus fez amor com Leto, deixando sua mulher Hera muito enciumada. Hera baniu Leto, que vagou pelo mundo à procura de um lugar onde dar à luz. Como a filha de Hera, Ilícia, deusa do parto, não pudesse ajudar Leto, o povo de Delos deixou que ela tivesse os gêmeos Ártemis e Apolo em sua ilha.

Referências
PubliFolha - Mitologias

Jasão

Príncipe da Tessália, Jasão foi espoliado de seu trono pelo tio, Pélias. Para manter Jasão afastado, Pélias enviou-o numa missão impossível: recuperar o Tosão de Ouro, que estava com o rei Eetes, da Cólquida, às margens do mar Negro.



JASÃO E OS ARGONAUTAS
O herói Jasão zarpou em seu navio, o Argo, que fora construído pelo artesão Argo. Entre os 50 companheiros de viagem de Jasão, chamados de argonautas, havia muitos heróis gregos. Suas emocionantes aventuras incluíram tirar os temidos gigantes da terra de Cízico, banir as harpias da embocadura do mar Negro e navegar entre as Ciâneas, duas traiçoeiras rochas que se moviam.


JASÃO E O TOSÃO DE OURO
Quando Jasão chegou com os argonautas à Cólquida, o rei Eetes não queria se separar do Tosão de Ouro. Ele propôs que Jasão executasse várias tarefas impossíveis, para poder recebê-lo. Com a ajuda das mágicas da feiticeira Medéia, filha de Eetes, Jasão conseguiu agarrar o Tosão de Ouro e escapar.

Referências
PubliFolha - Mitologias

O cavalo de Tróia



Tróia, ou Ílion (daí Ilíada), era uma rica cidade da Ásia Menor. Conta a Ilíada que o desentendimento entre gregos e troianos começou quando Páris, o rei de Tróia, raptou a belíssima Helena, esposa do rei de Esparta, uma conhecida cidade grega. Diante disso, os gregos navegaram a vela em direção a Tróia dispostos a trazer Helena de volta.  
Para a surpresa dos gregos, no entanto, os troianos resistiram valentemente. Com isso, o cerco da cidade de  Tróia se arrastou por dez anos, repletos de violentos combates. 
Os gregos já se encontravam exaustos quando o grego Ulisses teve uma ideia engenhosa, que seus companheiros puseram em prática imediatamente: construíram um cavalo enorme oco de madeira e o abandonaram a poucos metros das portas de Tróia.  
Depois, esconderam-se nele, fingindo uma retirada.
Sem desconfiar que estavam sendo enganados, os troianos pegaram o imenso cavalo e ficaram festejando até altas horas, pensando que os gregos haviam desistido da luta. De madrugada, quando todos os troianos dormiam, os soldados gregos saíram de dentro do cavalo e abriram as portas de Tróia para seus companheiros. Tudo como Ulisses havia planejado. Graças a isso, conta a Ilíada, os gregos venceram os troianos e teve fim a Guerra de Tróia. 
Desse episódio nasceu a expressão "presente de grego", que é usada até hoje quando ganhamos um presente que, ao invés de nos alegrar, nos desaponta.

Os Amores Divinos




Muitos mitos clássicos nos falam dos amores dos deuses - tanto uns pelos outros quanto pelos humanos. O mais amoroso de todos, Zeus, tinha inúmeras consortes e quase sempre precisava se transformar em outra coisa para conquistar a amante humana desejada - além de ele ser assustador demais em sua forma verdadeira, nem sempre as humanas estavam dispostas a aceitá-lo. Os amores dos deuses em geral provocavam grande confusão e desgraça, como aconteceu com Metis, engolida por Zeus, ou Dafne, transformada num loureiro. Por outro lado, serviam para aumentar o panteão clássico, gerando uma variedade de descendentes, desde as Parcas até as Musas, muitos dos quais com profunda influência na vida das pessoas na terra. 

Referências
PubliFolha - Mitologias

Os Amores Divinos: Europa


Zeus viu a princesa Europa, filha do rei fenício Agenor, quando ela colhia flores num campo. Zeus então transformou-se num plácido touro e a princesa, encantada, sentou-se sobre o animal. De repente, o touro correu para o mar e levou Europa para a longínqua Ilha de Creta. Ali, tiveram três filhos: Minos (rei de Creta), Radamanto (grande jurista) e Sarpédon (rei de Mileto).

Referências
PubliFolha - Mitologias

Definição de "Mito" e "Mitologia"


Mitos
 são relatos por meio dos quais um povo tenta explicar, por exemplo, a origem do mundo, dos homens e de alguns fenômenos naturais, como a chuva, a geada,
 os raios, etc.




O conjunto desses mitos chama-se Mitologia. A mitologia grega é bastante rica e variada.


Alguns exemplos de Mitos de heróis gregos


Um mito grego conta que Prometeu roubou o fogo celeste para ofertá-lo aos homens. Por isso, foi condenado por Zeus a ficar acorrentado no alto de um rochedo, onde todos os dias um pássaro vinha comer-lhe um pedaço de fígado. Mesmo assim, a história tem um final feliz: Prometeu foi salvo por um outro herói, chamado Hércules, cuja fama se deve à sua força fora do comum.
Já Édipo ganhou fama devido à sua inteligência. Contam que a cidade de Tebas vivia aterrorizada por uma Esfinge, que devorava todos aqueles que não conseguissem decifrar seu enigma: "Qual o animal que anda com quatro patas ao amanhecer, duas ao meio-dia, e três ao entardecer?" Édipo acertou respondendo "o homem", que quando bebê engatinha, quando adulto caminha ereto e, quando idoso, apóia-se numa bengala para caminhar. Com isso, a Esfinge morreu e Édipo foi transformado em herói de Tebas. 

Édipo era um herói famoso por sua 
inteligência

A fama de Perseu deve-se ao fato de ter conseguido matar Medusa, uma mulher monstruosa, cujos cabelos eram feitos de serpentes e que tinha o poder de transformar em pedra qualquer pessoa para quem ela olhasse. 


Mitologia Grega




Deméter era a deusa das colheitas
 e da fertilidade.


                   Os gregos eram só mais um dos muitos povos antigos que acreditavam em vários deuses, sendo, portanto, politeístas. Acreditavam que seus deuses viviam no alto do Olimpo, que era uma montanha muito alta da Grécia, com mais de dois mil metros de altura (a palavra "Olimpo" passou a ser sinônimo de "céu", lugar onde reina a felicidade).
Os deuses dos gregos eram muito parecidos com os homens: tinham filhos, casavam-se, guerreavam entre si, sentiam ciúmes, amor, inveja, ódio, etc. Os gregos acreditavam que seus deus os podiam favorecer ou prejudicá-los. Assim, quando queriam serenizar a fúria de um deus ou deusa ou precisavam de ajuda, por causa de um problema sério, por exemplo, recorriam aos deuses em busca de orientações. 
Os deuses dos gregos eram permanentemente jovens. Além de casarem entre si, casavam também com mortais. Os filhos desses casamentos eram chamados de heróis. Alguns exemplos de heróis famosos são Hércules, Jasão, Édipo e Perseu. As histórias desses heróis chegaram até nós através de diversos mitos. 


Ares era o deus da guerra. Era odiado por
 seus pais Zeus e Hera, mas muito amado por seu tio Hades. 
Afinal, as guerras que Ares provocara aumentavam o
 número de mortos.