sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Ares (Marte) - Primeira Parte


Ares

Marte, ou Ares, isto é, o bravo, era filho de Zeus e Hera. Os poetas latinos, dão-lhe outra origem. Enciumado de que Zeus, sem sua participação, tivesse feito nascer Athena, Hera, por sua vez, tinha que querido conceber e procriar. 
A deusa flora, indicou-lhe uma flor que crescia nos campos de Olene, em Achaia, cujo contato bastava para produzir esse maravilhoso efeito. Graças a essa flor, ela deu luz a Marte. Fê-lo educar por Príapo com quem aprendeu a dança e outros exercícios corporais, prelúdios de guerra. 
Os gregos sobrecarregaram a história de Ares de um grande número de aventuras. Alirótio, filho de Posêidon. tendo violentado Alcipe, filha de Ares, este vingou-se matando o autor do crime. Posêidon, desesperado com a morte do filho, citou Ares em julgamento diante dos grandes deuses do Olimpo que o obrigaram a defender sua causa; e tão bem o fez que foi absolvido. O julgamento realizou-se em uma colina de Atenas, chamada depois "o Areópago" (colina de Marte), onde se estabeleceu o famoso tribunal ateniense. 
Ascalafo, filho de Marte, que comandava os beócios no cerco de Tróia, tendo sido morto, o deus foi pessoalmente vingá-lo, apesar de Zeus haver proibido que os deuses tomassem parte na guerra, pró ou contra troianos. O rei do Olimpo teve um acesso de furiosa cólera, mas Hera o acalmou, prometendo sustentar os gregos.
Com efeito, instigou Diomedes a bater-se com Marte, que foi ferido no flanco pela lança do herói.  
 Foi Minerva quem dirigiu o golpe. 
Marte, ao retirar a arma da ferida, dá um grito alucinante e imediatamente remonta ao Olimpo, entre um turbilhão de poeira. Zeus o repreende severamente, mas ordena o médico para que cure seu filho. Peon, põe sobre a ferida um bálsamo que cura sem dor, porque em um deus nada há mortal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário