quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Os Infernos - Primeira Parte


Na mitologia grega e romana, os Infernos são os lugares subterrâneos onde descem as almas depois da morte para serem julgadas, e receber o castigo dos seus crimes ou a recompensa das boas ações. "Todos os caminhos levam aos Infernos", disse um poeta antigo; isto é, à morte e consequente julgamento. 
Esses lugares subterrâneos, situados a uma profundidade incomensurável embaixo da Grécia e a Itália, estendiam-se até os extremos confins do mundo então conhecido; e assim como a Terra era cercada pelo rio Oceano, eles eram cercados e limitados pelo Reino da Noite. Acreditavam os gregos que a sua entrada estava situada nos antros vizinhos do cabo Averno, ao sul do Peloponeso; os romanos supunham que haviam outras entradas mais perto deles, como, por exemplo, os abismos do lago Averno, as grutas vizinhas de Cumas. De resto, tanto na Grécia como na Itália, era crença geral que todas as cavernas, todas as anfractuosidades, as fendas do solo cuja profundidade ninguém nunca sondara, podiam estar em comunicação com os Infernos. 

Hades, o deus grego 
dos mortos

Será supérfluo e pueril tentar uma descrição desse império subterrâneo, onde a imaginação dos poetas, auxiliada pela credulidade dos povos, se aprouve em introduzir particularidades divergentes e muitas vezes contraditórias.

Referências
Mitologia Grega e Romana - P. Commelin

Nenhum comentário:

Postar um comentário