sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Indo além de Mitologia Grega: o ressurgimento dos jogos olímpicos



Muitos séculos depois de seu desaparecimento, assistiu-se na França o ressurgimento das olímpiadas.
O principal responsável por esse fato um educador francês, Pierre de Fredi, barão de Coubertin. Ele não mediu esforços para convencer várias nações de que a realização periódica de competições internacionais traria benefícios sociais a todos participantes. Coubertin acreditava que o brilho da Grécia antiga devia-se, em grande parte, à importância que os gregos davam no esporte.
Convencido da dificuldade de se fazer justiça durante as competições, o barão adotou a frase que se resume em o "espírito olímpico": o essencial não é vencer, mas competir com lealdade.
Assim, na Grécia, onde as olimpíadas foram realizadas primeiramente, aconteceu o seu ressurgimento, nos dias entre 06 e 15 de abril de 1896, com a participação de 13 países e 311 atletas, todos do século masculino.
Para a realização do evento, construiu-se um estádio em mármore e, durante os dez dias de competição, disputaram-se provas de levantamento de peso, esgrima, tênis, ginástica artística, natação (em mar aberto), tiro ao alvo, ciclismo, lutas e várias provas de atletismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário