sábado, 11 de agosto de 2012

A ira de Ártemis


Ártemis, como Atena, era virgem e, se vista por mortais ou desafiada em seu propósito de castidade, partia para uma vingança feroz. Diversos mitos ilustram sua ira, dos quais estes se encontram mais famosos.



Acteão, um caçador, perdeu-se na floresta e inadvertidamente encontrou Ártemis banhando-se em um lago.  Ártemis sentiu-se ultrajada por ser vista nua e transformou Acteão em um veado. Ele foi perseguido e devorado por seus próprios cães de caça.

Calisto era uma das ninfas que serviam a Ártemis. Enquanto ela dormia sozinha, exausta após a caçada, Zeus a viu e estuprou-a. Calisto tentou esconder de Ártemis a perda de sua castidade, mas depois de alguns meses a deusa percebeu a gravidez da outra quando se banhavam. Com raiva, Ártemis exilou Calisto, expondo-a ao ciúme de Hera. Quando Calisto teve um filho, Arcas, Hera descobriu a transgressão de seu marido, Zeus, e, furiosa, transformou Calisto em um urso. Ela então foi atingida por Arcas e transformada na constelação Ursa Maior.

Níobe, esposa de Anfião, rei de Tebas, era filha de Tântalo e neta do titã Atlas. Teve sete filhos e sete filhas, as nióbides, e gabou-se temerariamente de ser muito mais afortunada que Leto, a mãe de Ártemis e Apolo, que só tinha dois filhos. Leto ficou com raiva e mandou seus filhos punirem Níobe. Ártemis matou as sete garotas e Apolo, os sete meninos.

Órion, um grande caçador, tentou estuprar Ártemis. Ela produziu um escorpião de terra que matou Órion e seu cão. Posteriormente, Órion tornou-se uma constelação e seu cachorro tornou-se Sírio, estrela do Cão Maior.

Referências
PubliFolha - Mitologias

Nenhum comentário:

Postar um comentário